O sistema judicial, quando necessário, recorre à atividade pericial para fim de determinação do nexo causal entre dado quadro de enfermidade e a situação a que o trabalhador ficou exposto no ambiente de trabalho. Isto ocorre através do enquadramento técnico legal, tendo como fim estabelecer a existência ou não de um cenário insalubre ou periculoso em cada atividade específica.
É estabelecido no § 2º do artigo 195 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que quando a percepção ao adicional de insalubridade ou periculosidade for pleiteado perante a Justiça, o julgador irá nomear um perito habilitado (engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho).
É importante ressaltar que a nomeação do perito para verificação técnica não é condicionada à incapacidade do julgador de analisar o caso tecnicamente.
Pelo contrário, a mesma legislação que determina a realização destas perícias, obriga o julgador a nomear um perito para executá-la, mesmo que o julgador tenha pleno conhecimento do caso, e considere-se apto a analisar a questão tecnicamente.
A Projeto RH conta com equipe estruturada para auxiliar a sua empresa em casos de processos trabalhistas onde seja designada a perícia. Entre em contato conosco para tirar as suas duvidas:
Canal de Relacionamento:
Selma Neves – (11) 2389 5915 | (11) 99587 3591 | sneves@prorh.com.br
Andréia Santos - (11) 2389 5915 | (11) 96386 2220| asantos@prorh.com.br
Warning: Undefined array key "preview" in /home1/patr4282/public_html/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comments-list.class.php on line 102