O Brasil está em ranking nada amigável: só perde para China, Estados Unidos e Rússia no ranking de acidentes fatais nas atividades laborais. As lesões mais comuns são queda, choque, golpe provocado por ferramenta, lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT).
A tecnologia pode ser uma aliada importante na prevenção de acidentes, com a vantagem de, inclusive, diagnosticar possíveis vulnerabilidades que podem custar vidas. Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual, Drones e Robôs são apenas uma parte desse rol de soluções disponíveis.
Para a aplicação correta de cada item dentro das corporações é importante o investimento em pessoas, por meio de treinamentos e capacitação. Isso proporciona a automação da segurança do trabalho, controla equipamentos e EPIs, fiscaliza a gestão e controle de riscos, além do aumento de produtividade e, consequentemente, o engajamento no trabalho, enfatizando que a empresa se preocupa com a segurança de todos os envolvidos.
Fonte: Revista CIPA
Warning: Undefined array key "preview" in /home1/patr4282/public_html/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comments-list.class.php on line 102