Comemorado anualmente em 10 de novembro, o Dia Nacional da Prevenção e Combate à Surdez é uma excelente oportunidade para que as empresas promovam ações de conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva, especialmente no ambiente de trabalho.
Vale lembrar que a audição é um dos sentidos mais importante dos seres humanos, uma vez que possibilita a comunicação e é responsável por manter os indivíduos alertas sobre o que acontece a seu redor, prevenindo doenças e acidentes.
A surdez ocupacional é um distúrbio causado pela exposição à vibração ou a ruídos constantes no ambiente de trabalho, e estima-se que esse problema afeta 50% dos profissionais em todo o País. Entre os principais sintomas desse tipo de doença, estão: zumbido frequente nos ouvidos, dificuldade para compreender a fala das pessoas, perda auditiva e intolerância a ruídos, sons e demais barulhos em alta intensidade ou frequência.
Para prevenir esse tipo de problema, vale a pena ficar atento às medidas a seguir:
6 dicas para prevenir a surdez ocupacional
- Utilize Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para a proteção auditiva individual do trabalhador;
- Isole setores da empresa em que há grande incidência de ruídos;
- Isole equipamentos e/ou máquinas que fazem muito barulho;
- Crie cabines de isolamento para que os colaboradores façam pausas durante o expediente;
- Elabore um tratamento acústico em paredes e tetos;
- Monitore a saúde dos trabalhadores expostos a ruídos.
Warning: Undefined array key "preview" in /home1/patr4282/public_html/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comments-list.class.php on line 102