Por Dr. Eduardo Cançado, médico coordenador da Projeto RH
Coronavírus é uma família de vírus respiratórios conhecida desde a década de 60. No final de 2019 surgiu na China uma nova cepa viral dessa família, sendo denominado como 2019-nCoV. Essa nova cepa viral, gerou cerca de 80 óbitos na China, e já se espalhou para outras regiões do mundo, como Europa e América do norte.
A preocupação aumenta, pois essa cepa é capaz de causar pneumonia e síndrome respiratória aguda, levando a um quadro clínico mais grave que as gripes habituais. Assim como os outros tipos de vírus da gripe, sua transmissão é pelo ar, através de gotículas de espirro, tosse e saliva.
Até a data desta publicação (29 de janeiro de 2020), não houve nenhum caso confirmado da infecção viral pela cepa 2019-nCoV no Brasil, houveram casos suspeitos, os quais foram descartados após análise mais aprofundada. Mesmo assim, a ocorrência desse tipo de surto nos relembra de medidas importantes as quais devemos realizar para nos prevenirmos de doenças respiratórias (como gripes e resfriados):
Warning: Undefined array key "preview" in /home1/patr4282/public_html/wp-content/plugins/oxygen/component-framework/components/classes/comments-list.class.php on line 102