WeCreativez WhatsApp Support
Central de Relacionamento PRORH
Olá, podemos te ajudar?
Riscos do uso do celular no ambiente de trabalho

Riscos do uso do celular no ambiente de trabalho

Considerados atualmente mais do que um acessório, os celulares -ou smartphones-, já acompanham as pessoas em suas rotinas diárias. E a presença constante desse dispositivo na vida da sociedade trouxe mudanças na forma como as pessoas dialogam e se relacionam.

O uso do celular pode ser benéfico à medida que viabiliza a comunicação à distância e facilita o acesso à informação. Porém, a utilização desenfreada desse dispositivo pode afetar outras áreas da nossa vida.

A proibição do uso do celular ao volante, por exemplo, se dá porque o aparelho desvia a atenção no trânsito, ocasionando acidentes muitas vezes fatais. E a mesma regra pode ser aplicada no ambiente de trabalho.

Funcionários que utilizam constantemente o celular, apresentam níveis reduzidos de produtividade e concentração, fatores que, em determinadas situações, podem até resultar em uma demissão por justa causa. Portanto, se você é uma daquelas pessoas que fica de olho no Facebook ou WhatsApp durante o expediente, procure abandonar este hábito para não ser prejudicado no ambiente de trabalho.

Apesar da maioria das empresas não proibir totalmente o uso do celular, muitas delas impõem limites e regras para garantir a saúde e o rendimento dos funcionários. Fábricas e indústrias, principalmente, procuram restringir a utilização do aparelho no local de trabalho, pois qualquer descuido no manuseio do maquinário põe em risco não só a integridade física do trabalhador como também a de seus colegas.

Quando o empregado é encarregado de lidar com substâncias químicas, máquinas de corte, fornos, prensas, ou qualquer outra função de risco, é essencial que ele esteja totalmente focado na atividade, e artifícios como o celular já são suficientes para desviar a atenção e causar graves acidentes.

Portanto, salvo exceções de problemas pessoais, ou casos de doença na família, utilizar o celular além do necessário durante o expediente faz do local de trabalho um espaço mais vulnerável e propenso a acidentes.

Por Manoela Campos

Fonte: http://saudeocupacionalbrasil.com.br