Conheça 5 requisitos para ser eficiente em um call center

Conheça 5 requisitos para ser eficiente em um call center

Trabalhar em um call center é um emprego com muitos benefícios, como horários flexíveis, bônus e premiações para quem tem bons resultados em vendas ou atendimento, além da possibilidade de crescimento profissional.

Para te ajudar a alcançar suas metas e se destacar dentro do call center da empresa, separamos algumas dicas simples que irão trazer resultados satisfatórios para aumentar sua eficiência, tornando-o um bom operador de telemarketing.

1- Seja simpático com os clientes

Em vendas ou em atendimento ao cliente, nada é pior do que um atendente que age como uma gravação eletrônica. Seja simpático com os cliente. Imprima entusiasmo em sua voz para que as pessoas também possam se sentir empolgadas com o que você oferece. As pessoas costumam ser muito mais receptivas quando sentem que estão de fato dialogando com uma pessoa do outro lado da linha, não apenas ouvindo o operador seguindo um roteiro pré-definido. Use sua personalidade ao seu favor. Se aproxime dos clientes como se estivesse abordando cada um deles pessoalmente. Isso inclui cumprimentá-los, se apresentar e se despedir de forma cordial, porém objetiva.

2- Seja objetivo durante a ligação

Não confunda simpatia com jogar papo fora. Você precisa ser cordial para conquistar o cliente, mas não pode esquecer que ele provavelmente está ocupado e espera que essa ligação seja breve. Portanto, seja objetivo ao oferecer seus serviços. Para ajudar a não esquecer nada importante, selecione o que é indispensável para ser dito para aqueles clientes que estão apressados. Tenha em mãos um roteiro com os tópicos principais da sua abordagem. Cuidado para não deixar sua voz transmitir pressa e fale claramente.

3- Organize seu ambiente de trabalho

Ao chegar no call center, organize-se. Nunca sente em sua mesa e comece a falar com os clientes sem antes checar se seus equipamentos estão em ordem e todos os matérias e informações que você precisa estão acessíveis. Um bom atendimento precisa de uma boa fluidez e isso não será possível se você tiver que pedir um momento para procurar cada informação que seu cliente precisar.

4- Use as palavras do cliente a seu favor

Ouvir o cliente é indispensável para realizar um atendimento em um call center. É muito mais produtivo que um atendimento que apenas segue um roteiro padrão. Na ansiedade de conseguir falar tudo, muitas vezes, o você pode acabar deixando o cliente sem se expressar e perder a oportunidade de descobrir informações que podem ser úteis em sua negociação. No call center, isso acontece principalmente com os que ocupam as vagas de operadores de call center ativos, que ligam para o cliente para oferecer um produto ou serviço.

No caso de um atendimento passivo, como o de um analista de help desk, essa ansiedade de falar tudo de uma vez é menor, mas dá lugar à presa de resolver a solicitação do cliente. Isso pode ser interpretado erroneamente, se não for ouvido com atenção. A calma e a atenção com o cliente são fundamentais para que você possa escolher o caminho mais produtivo em uma negociação.

5- Reserve um tempo para descansar

Se sentir que está ficando cansado, com a voz arrastada ou perdendo a concentração, faça uma pausa. Não adianta querer ser produtivo e falar com muitos clientes, se sua eficiência estiver comprometida. Tome uma água, vá ao banheiro, se alongue e relaxe. Da mesma forma que nossos músculos se cansam ao fazer um trabalho físico, nossa mente também se esgota com muito esforço. Nunca se esqueça que 5 clientes satisfeitos valem mais do que 20 ligações improdutivas.

FONTE: http://meuemprego.empregoligado.com.br